Santo André Cidade Futuro
Santo André Cidade Futuro - Agenda 21 Local, foi um projeto de transformação social para Santo André pensado e planejado no final do século passado, com implementação a partir de 2000 e que despertou enorme interesse acadêmico. Um de seus idealizadores foi Celso Daniel, prefeito da cidade em três ocasiões: 1989, 1997 e 2000.
O prazo de duração do projeto foi previsto em 20 anos (até 2020) e sua justificativa, como apresentada por Celso Daniel: “A cidade de Santo André passa por um processo de mudança coletiva no nível das representações. Este trabalho deve levar a uma mudança das representações sociais e simbólicas da sociedade, pois mudar o nível material pressupõe também transformar as imagens que se fazem sobre a cidade. Mudar na cabeça e na prática.”
Dcoumentos relacionados ao projeto: Análise do processo de construção e de efetivação do projeto Santo André Cidade Futuro - monografia apresentada por Rafael Fabricio Malheiros no curso de Engenharia Ambiental da USP São Carlos.
Avaliação de política ambiental e sustentabilidade: estudo de caso do município de Santo André - artigo de Juliana Pellegrini Cezare (UNESP), Tadeu Fabrício Malheiros (USP) e Arlindo Philippi Jr (USP).
Planejamento, estratégia local e complexidade. Uma reinterpretação do legado do Projeto Eixo Tamanduatehy (Santo André) - artigo acadêmico de Jeoren Klink.
Planejamento Urbano descentralizado - O plajenamento de bairros na cidade de Santo André - dissertação de Márcio Luiz Vale no programa de pós-graduação em Engenharia Urbana da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Santo André é considerada pólo cultural do ABC - Universidade Metodista de São Paulo.