Uma amostra da educação em Santo André

santo-andre, enem-2014

A partir de dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) sobre o ENEM 2014, realizamos um pequeno estudo sobre os resultados obtidos pelas escolas mais bem colocadas de Santo André, entendendo como tal aqueles que obtiveram um escore igual ou acima de 580 pontos, superior à média nacional de 517,60 pontos mas inferior ao das 20 melhores colocações, que ultrapassam os 700 pontos.

A escolha do escore 580 pontos, embora, em nível nacional, proporcionalmente mais distante do escore das escolas mais bem colocados do que do escore médio, objetiva tornar mais precisas as conclusões do estudo pois, na média dos 30 melhores alunos de cada escola individualmente, os escores refletem de forma mais adequada as oportunidades de aprendizagem disponibilizadas por cada instituição e superam as respectivas médias gerais.

Os resultados são os seguintes:

Total de participantes de todas escolas do município : 4313 alunos.
Total de participantes das escolas mais bem colocadas: 1051 alunos (24,39%).
Os padrões econômicos predominantes nas escolas estaduais são médio alto e alto, enquanto nas escolas privadas é muito alto. Mas o fato de praticamente inexistirem padrões baixo e médio permitem a hipótese que a baixa qualidade do ensino em 75% das escolas é questão de gestão do ensino. Mesmo porque a terceira escola mais bem colocada é pública, reúne 32,16% dos alunos mais bem colocados e o perfil socioeconômico desses alunos acompanha o padrão de todas as demais escolas públicas de Santo André.